Suspeito sobrepõe marca em gado furtado e tenta enganar dono e polícia, mas é descoberto
Suspeito era vizinho da vítima e havia marcado o gado por cima da marcação do proprietário dos animais

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Nova Xavantina (550 km de Cuiabá), recuperou nesta quarta-feira (14) seis cabeças de gado que haviam desaparecido de uma propriedade rural localizada no Assentamento P.A. Santa Célia, em Nova Xavantina.
O proprietário da fazenda, de 43 anos, havia procurado a polícia em janeiro deste ano para denunciar o sumiço de três novilhas, com idades entre 24 e 36 meses, ocorrido cerca de seis meses antes. Posteriormente, outras duas novilhas também desapareceram.
No mesmo mês da denúncia, o produtor afirmou ter reconhecido os animais em uma propriedade vizinha, pertencente a um homem de 38 anos. Ao questioná-lo, ouviu como resposta que só poderia levar as novilhas se estivessem marcadas exclusivamente com o seu símbolo. Entretanto, os animais estavam com duas marcas: a do proprietário original e a do vizinho, sobreposta.
O suspeito alegou ter adquirido o gado de uma terceira pessoa, mas a identificação do suposto vendedor não coincidiu com a marca registrada pela vítima, o que levantou dúvidas e levou ao registro de um boletim de ocorrência.
Após ouvir os envolvidos e realizar diligências, a equipe policial concluiu que os animais encontrados na propriedade vizinha eram, de fato, os mesmos furtados da fazenda do denunciante. O delegado Raphael Diniz Garcia solicitou à Justiça um mandado de sequestro dos semoventes, que foi expedido na segunda-feira (12) e cumprido nesta quarta-feira (14).
As seis novilhas foram recolhidas pela equipe da Polícia Civil e devolvidas à fazenda do verdadeiro proprietário.
As investigações seguem em andamento para apurar a responsabilização criminal do suspeito, que poderá ser indiciado por furto e alteração de marca de gado, já que ao menos três animais tiveram as marcas adulteradas.
COMENTÁRIOS