Ação conjunta das forças de segurança fecha garimpo ilegal e prende 19 em Aripuanã
Suspeitos foram flagrados fazendo extração ilegal em área proibida

Durante operação conjunta realizada nesta terça-feira (13), equipes do Batalhão Ambiental, Força Tática e Rotam da Polícia Militar desarticularam um garimpo ilegal de minério na zona rural de Aripuanã, no noroeste de Mato Grosso. No local, 19 pessoas foram flagradas praticando extração irregular, além da apreensão de uma arma de fogo e diversos equipamentos utilizados na atividade criminosa.
A ação ocorreu no âmbito da Operação Tolerância Zero, após denúncia recebida pelo setor de inteligência, indicando que o empreendimento funcionava sem autorização em área de preservação permanente, com intensa movimentação de garimpeiros.
Ao chegar à região indicada, as forças policiais encontraram o garimpo em pleno funcionamento. Além dos trabalhadores ilegais, os militares constataram grande degradação ambiental, com nove motores estacionários, duas motosserras e sete motocicletas utilizados na extração mineral.
Também foi apreendido um revólver calibre .38, municiado, que estava no local, porém nenhum dos suspeitos assumiu a posse da arma.
Todos os detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Aripuanã, onde o caso foi registrado como crime ambiental, posse ilegal de arma de fogo e atividade mineradora clandestina.
A operação reforça o comprometimento das forças de segurança com o combate aos crimes ambientais e à atuação ilegal de grupos que exploram recursos naturais de forma predatória.
COMENTÁRIOS