Seja bem-vindo
Sorriso,15/05/2025

  • A +
  • A -

Polícia Civil prende faccionados envolvidos com lavagem de dinheiro e entrada de celulares em presídio de Sinop

Ordens judiciais são cumpridas em Sinop, Rondonópolis, Cuiabá e Santa Catarina


Polícia Civil prende faccionados envolvidos com lavagem de dinheiro e entrada de celulares em presídio de Sinop

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop, deflagrou nesta quinta-feira (15.05) a Operação Codinome Fantasma II, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa envolvida em diversos crimes, como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, comércio ilegal de armas de fogo e facilitação da entrada de itens ilícitos em presídios.

A ação cumpre 94 ordens judiciais, expedidas pela 5ª Vara Criminal de Sinop, sendo 31 mandados de prisão, 51 de busca e apreensão e 12 ordens de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Sinop, Rondonópolis e Cuiabá, além de diligências no Estado de Santa Catarina.

A operação mobiliza um efetivo de 215 policiais civis e conta com o apoio do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Sinop e da Diretoria de Inteligência da Polícia Judiciária Civil.


Investigação

A segunda fase da Codinome Fantasma é resultado da análise de provas colhidas na primeira etapa da operação, deflagrada em outubro de 2024, quando foram cumpridas 143 ordens judiciais. As investigações iniciaram em fevereiro de 2024, após a identificação de um esquema criminoso que unia tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e venda ilegal de armas.

Os investigados utilizavam pessoas jurídicas fictícias para movimentar valores oriundos do tráfico de entorpecentes. A apuração apontou ainda a atuação de diversos núcleos criminosos, incluindo um policial penal envolvido na entrada de celulares na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop.

Outro grupo criminoso identificado operava no bairro Jardim Violeta, com foco na lavagem de dinheiro, tráfico e na comercialização de armas de fogo para a prática de crimes violentos.


Combate às facções









O nome da operação, Codinome Fantasma, faz referência à criação de empresas fictícias utilizadas para atividades ilícitas. A ofensiva integra o planejamento estratégico da Polícia Civil dentro da Operação Inter Partes, que compõe o programa Tolerância Zero do Governo de Mato Grosso, voltado ao combate sistemático às facções criminosas em todo o Estado.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.