Seja bem-vindo
Sorriso,01/05/2025

  • A +
  • A -

Central Estadual de Transplantes realiza captação de órgãos e salva cinco pacientes na fila de espera por transplante

Foram captados dois rins, um fígado e duas córneas em procedimento realizado, na manhã desta quinta-feira (1), no Hospital Municipal da Capital


Central Estadual de Transplantes realiza captação de órgãos e salva cinco pacientes na fila de espera por transplante

A Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou, na manhã desta quinta-feira (1.5), um procedimento de captação de múltiplos órgãos e tecidos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Por meio da ação, foram captados dois rins, um fígado e duas córneas, que irão beneficiar cinco pacientes que aguardam na fila de espera por um transplante no país.

A equipe captadora veio de Mato Grosso do Sul com auxílio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A cirurgia teve início às 8h e acabou às 11h10.

Essa foi a quarta captação de múltiplos órgãos realizada em 2025 pelo Estado. A última captação mediada pela Central de Mato Grosso ocorreu há 15 dias, também em Cuiabá.

Ao longo de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso, sendo 22 rins, 10 fígados e 4 corações.

“Graças à solidariedade de uma família enlutada, será possível salvar cinco vidas. Isso é motivo de orgulho para o Sistema Único de Saúde (SUS), que é responsável por políticas universais como essa. Temos orgulho de dizer que, a cada dia, Mato Grosso é um estado que coopera para que essa rede de solidariedade aumente mais e mais”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, destaca que a Central Estadual investe em capacitações voltadas para os profissionais dos hospitais que podem notificar doações.

“Trabalhamos incansavelmente em ações para conscientizar a sociedade e as equipes notificadoras, pois a doação de órgãos e tecidos só é possível com o apoio coletivo. A captação de múltiplos órgãos é uma operação complexa, que envolve muitos profissionais em prol da vida”, explicou.

Já a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, parabenizou o empenho das equipes envolvidas e reforçou o grande trabalho da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso. Ela também destacou a reativação dos transplantes de rim em Mato Grosso.

“O Estado de Mato Grosso não mede esforços para capacitar e conscientizar familiares e profissionais sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Além de todo esse empenho, o Estado também retomou o serviço de transplante renal, que estava interrompido. Temos orgulho de possibilitar importantes avanços nesta área”, concluiu.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.