O primeiro binário a ser instalado compreende o quadrilátero da Avenida Porto Alegre x Avenida Imigrantes e Avenida Mário Raiter x Perimetral Sudoeste. “Esse espaço compreende várias vitais na área central da cidade”, destaca o secretário. Na sequência, a segunda etapa seguirá pela Avenida Luiz Amadeu Lodi com a Otávio de Souza Cruz; já na terceira etapa a instalação dos binários será centrada na Zona Leste. A instalação dos binários bem como mais ações para o trânsito foram indicadas pelo Plano de Ação Imediata para o Trânsito (PAIT).
Denardi pontua que além dos binários, o Município também deverá dar início à segunda etapa do Programa Vigia Mais MT com a instalação de câmeras de segurança nas comunidades, chegando ao cerco externo do Município. “Na área central também iremos instalar mais câmeras, inclusive com o uso da tecnologia de reconhecimento facial”, diz.
A instalação de dez lombadas eletrônicas em pontos estratégicos também foi tema da reunião. “Detalhamos aos vereadores alguns pontos em que o estudo indicou a necessidade e outros em que não há motivos para instalação”, frisa. O secretário detalha que havia um pedido de lombada em frente à UPA Sara Akemi Ichicava. Porém, os técnicos acompanharam o fluxo de trânsito durante um dia inteiro no local e apenas um carro passou acima do limite de velocidade. “Então entendemos que em pontos como a UPA, que contam hoje com boa sinalização e conscientização de motoristas e transeuntes, não há necessidade de lombada”, explica. “A instalação das lombadas será discutida com os vereadores e a sociedade”, acrescenta.
Conforme Denardi, todas as ações visam o uso da tecnologia como ferramenta para ampliar e melhorar a questão de segurança – quer seja no trânsito ou pessoal, no Município. “Estamos buscando ações que visam trazer mais fluidez ao trânsito, bem como mais segurança a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”, detalha.
Ainda na reunião, o adjunto da pasta, Gilvano de Ávila, lembrou que a implantação dos binários vem sendo discutidos há um bom tempo. “A implantação do sistema de vias binárias não é novidade e a gente percebe que o fluxo de veículos vem aumentando muito, chegamos a um ponto que os binários são necessários e vem para dar um fôlego ao trânsito local”, diz. Gilvano salienta que recentemente, em abril, os binários foram pauta de reunião do Grupo de Gestão Integrada (GGI) sorrisense.
“Estamos sempre à disposição dos vereadores e da sociedade para esclarecer quaisquer dúvidas em relação ao trânsito de demais ações de segurança”, finaliza o secretário.
Sobre o PAIT
Vale lembrar que o PAIT foi elaborado ainda em 2018 pela empresa Systra Engenharia, contratada via licitação para o serviço; o plano foi apresentado para a sociedade em audiência pública ainda em 2019 e em 2021 voltou a ser analisado. Entre as ações previstas no documento, estão os binários, ondas-verdes e alterações em eixos centrais de trânsito.
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