Sorriso recebeu na manhã desta sexta-feira (09), especialistas do Programa CRO na Estrada. Uma iniciativa do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) que promove educação continuada em qualificações e orientações técnicas sobre boas práticas nos serviços odontológicos, além de fortalecer a ética profissional e aproximar a instituição dos profissionais de diversas regiões do estado.
O evento, sediado na Faculdade Atenas, foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviços e da Vigilância Sanitária, com o apoio do CRO do Município. Além dos profissionais da rede pública e privada, o evento reuniu também os acadêmicos do curso de Odontologia da Fasipe.
A abertura foi realizada pela cirurgiã-dentista e representante do CRO-MT, Dr.ª Adrielly Queiroz, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da atualização das práticas seguras na Odontologia para a qualidade do atendimento aos pacientes.
A Dr.ª Samara Valêncio, iniciou o ciclo de palestras, discorrendo sobre o Processamento de artigos (esterilização) em serviços odontológicos, reforçando os protocolos para evitar contaminações cruzadas; e a Segurança dos pacientes: desafios para as práticas odontológicas, com ênfase em normas de biossegurança e gestão de riscos. “Pontuamos os aspectos técnicos e normativos da esterilização de materiais, ressaltando a responsabilidade dos profissionais no cumprimento rigoroso de protocolos de biossegurança”.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Marystela Mamoré, fala da importância de atualizar os profissionais quanto aos cumprimentos das normas sanitárias “é essencial para fortalecer as boas práticas em serviços prestados à população e os vínculos entre o cuidado clínico e os protocolos sanitários de forma segura”, destacou.
Fechando a programação, a Dr.ª Tatiane Tremea destacou a importância da vigilância sanitária no processo de trabalho, alertando sobre a necessidade de adequação às legislações e boas práticas para garantir a segurança tanto dos profissionais quanto dos pacientes. A palestrante trouxe reflexões sobre o impacto das ações sanitárias na rotina clínica e na qualidade do atendimento prestado aos usuários do sistema de saúde.
“A necessidade de integração entre profissionais de saúde e os órgãos de fiscalização é de extrema importância para garantir a qualidade do atendimento e a proteção dos usuários, enfatizando o papel fiscalizador e educativo da vigilância nos serviços de saúde”.
a coordenadora em Saúde Bucal, Luciana Bussolaro, reitera que o Município tem investido em capacitações que alinhem conhecimentos e práticas, especialmente em um momento em que a segurança do paciente e a qualidade dos procedimentos são prioridades. “Atualizações são sempre muito importantes para o aperfeiçoamento do profissional e dos serviços oferecidos pela rede. Foram abordados temas essenciais à prática tencionando promover a excelência na odontologia do nosso Município”, finaliza.
COMENTÁRIOS