SORRISO: Alunos da Escola Municipal Primavera viram repórteres e criam jornal escolar com apoio dos professores

Um projeto pedagógico está transformando os corredores da Escola Municipal Primavera em uma verdadeira redação de jornal. Alunos dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental estão produzindo jornais impressos, com reportagens, entrevistas e textos opinativos sobre as atividades desenvolvidas na própria escola.
A iniciativa, que surgiu com o apoio da gestão escolar e dos professores de Língua Portuguesa, tem como objetivo incentivar a leitura, a escrita, a oralidade e o protagonismo juvenil. A equipe pedagógica propõe sugestões de pautas, sempre relacionadas ao cotidiano escolar, e os estudantes assumem o papel de jornalistas: realizam entrevistas, apuram informações e escrevem as matérias.
“É muito interessante ver o entusiasmo dos alunos ao se envolverem com o projeto. Eles se sentem valorizados e responsáveis por contar o que acontece na escola com o olhar deles”, explica a coordenadora da unidade escolar Sônia Maria Domingues. Os textos são revisados em sala, durante as aulas de Português, o que fortalece ainda mais o aprendizado da norma culta da língua e o trabalho em equipe.
Atualmente, as edições do jornal estão sendo exibidas em um mural da escola, e a intenção é ampliar a visibilidade do projeto com versões digitais e, futuramente, buscar apoio para uma publicação impressa mais ampla. A direção da escola destaca que o projeto também contribui para desenvolver o senso crítico, a autonomia e a criatividade dos estudantes.
“A Secretaria Municipal de Educação apoia e incentiva ações como esta, que fortalecem a formação integral dos alunos e promovem o ambiente escolar como espaço de expressão, participação e aprendizado significativo”, ressalta a secretária Adriana Reichert.
COMENTÁRIOS